PS e AD juntos? "Para dançar o tango são precisos dois"
Fernando Medina fala do "momento mais difícil" do PS e defende que socialistas devem viabilizar o Governo se a AD clarificar que não se aproxima do Chega, nem da IL. Sobre a vida interna do PS, considera não ser o tema para falar sobre lideranças. Do lado dos social democratas, Miguel Poiares Maduro espera que PSD não faça o mesmo erro do PS com o Chega e alerta para eventuais riscos da aproximação do partido de André Ventura ao arco de Governação.
--------
32:50
Medina e Poiares Maduro analisam campanha. "Estamos a avançar para o desrespeito do discurso político".
Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro analisam os temas em destaque na primeira semana de campanha, desde a "inutilidade" de ações como atirar tinta verde contra um político à revisão da lei da greve. O socialista e o social-democrata avaliam ainda as ações de campanha, o entretenimento que começa a ganhar espaço em detrimento do escrutínio jornalístico e o namoro entre AD e IL.
--------
36:40
Timing sobre imigração? Medina acusa Governo "de usar mais vulneráveis" e Poiares Maduro diz que se foi "longe demais"
Com o anúncio sobre a notificação de mais de 4 mil imigrantes, que terão que deixar o país, em cima da campanha, Fernando Medina acusa o Governo de "explorar os mais vulneráveis" enquanto que o social democrata Miguel Poiares Maduro considera que "se foi longe demais". Sobre a Spinumviva Poiares Maduro acusa políticos de meterem "os pés pelas mãos" e Fernando Medina avisa que levar o caso para a campanha "não fará alterações" no eleitorado.
--------
43:51
Rede de energia "tem fragilidades" e merece "reflexão"
No dia em que o país está às escuras, Miguel Poiares Maduro defende que é necessária uma "reflexão" sobre a fragilidade da rede de energia. O social democrata considera que seria necessário ter "um sistema de redundância" semelhante ao de outras infraestruturas críticas. No programa Conversa de Eleição, onde habitualmente divide espaço com Fernando Medina - que não conseguiu estar presente devido ao momento excecional vivido esta segunda feira - Miguel Poiares Maduro analise as principais conclusões que podem ser retiradas das primeiras horas de falha de energia e o "mal menor" do adiamento das celebrações do 25 de abril pelo Governo.
--------
25:50
O "excesso" do Ministério Público sobre Pedro Nuno Santos e o "desastre" na saúde
Para Miguel Poiares Maduro, o Ministério Público "peca tanto por defeito, como por excesso". Fernando Medina "não tem nenhuma dúvida" de que a denúncia anónima que originou a averiguação preventiva a Pedro Nuno Santos partiu da oposição. Sobre a crise na saúde, o antigo ministro das Finanças fala em "desastre" e Poiares Maduro na área onde o Governo mais falhou. Ainda uma reflexão sobre o Papa Francisco como o "farol moral" em tempo de discursos extremistas.
A semana começa com a análise de Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro sobre o que se passa no país. Às segundas-feiras é dado o pontapé de saída com a conversa política que faltava. Para ouvir na Edição da Noite, depois das 23h. Conversa de Eleição é um programa com moderação da jornalista Filipa Ribeiro que pode ouvir também em podcast.